quarta-feira, 11 de março de 2009

O QUE É O ESPIRITISMO

ESPIRITISMO, ou melhor, A Doutrina Espírita caracteriza-se por seus aspectos: Científico, Filosófico e Doutrinário-moral. Seus postulados se encontram nas Obras Básicas, compilados por Allan Kardec em meados do sec. XIX na França.

Para compilar tais obras, o renomado professor Rivail (nome de batismo de Allan Kardec) submeteu-os ao rigor científico de que era adepto, mais precisamente o POSITIVISMO hegueliano e deixou claro nessas mesmas obras a necessidade da análise cuidadosa e apurada para que se não aceite como verdade aquilo que fuja à lógica e que não suporte o rigor científico em sua análise. Por isso, mas não só, a Doutrina Espírita é uma CIÊNCIA.

Enquanto FILOSOFIA, o Espiritismo recomenda a tomada consciência do indivíduo para que possa agir em conformidade plena com seu potencial racional, imprimindo-lhe uma mudança comportamental compatível com o nível moral de cada individualidade imortal (espírito) impelida ao auto-questionamento na busca por suas respostas íntimas, na resolução de conflitos de ordem emocional externados em forma de violências diversas.

Tais aspectos filosóficos traduzem o conteúdo de sua DOUTRINA-MORAL, pois convidam cada indivíduo à REFORMA ÍNTIMA na busca do ajuste comportamental às LEIS NATURAIS imutáveis impressas em cada COSCIÊNCIA indvidualizada.