segunda-feira, 20 de abril de 2009

152 anos de O LIVRO DOS ESPÍRITOS

A 152 anos atrás, exatamente no dia 18 de abril de 1857, era lançado o LIVRO DOS ESPÍRITOS (Le Livre Des Esprits), por nosso querido codificador Allan Kardec na sociedade parisiense, esta obra revelando as leis que regem o mundo espiritual e a interação dela com o mundo corpóreo¹.

Trouxe-nos, essa obra, como preceitos básicos: A imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade, a pluralidade das existências, a pluralidade dos mundos habitados e as vidas sucessivas (Reencarnação). Como obra consoladora, auxiliou e continua a auxiliar muitos, pois, confirma os ensinamentos do mestre Jesus quando nos fala da imortalidade da alma, e das recompensas por uma vida reta voltada ao progresso moral. Trouxe-nos também a amplitude dos ensinamentos evangélicos numa forma mais contemporânea, mostrando as relações existentes entre os mundos físico e extrafísico.

Organizado entre perguntas e respostas (um total de 1019), aborda os temas mais variados acerca do universo humano em suas múltiplas dimensões e relações, quer sejam pessoais ou sociais. Justamente por seu formato, é uma obra de profunda abordagem filosofico-cientica
ao alcance de todos, pois notadamente sua linguagem é simples.

Essa obra reinaugura a Mensagem do Cristo Jesus e restabelece os valores morais acima dos temporais, dando a cada criatura humana a possibilidade de vislumbrar, sem qualquer perigo de erro, a sua felicidade irremediável à medida que o mesmo se empenhe na autotransformação moral por meio vivência da Boa Nova.

Com o Livro dos Espíritos, cada indivíduo é convidado a assumir-se autor de si mesmo, de suas alegrias e também tristezas, não mais podendo eximir-se das próprias responsabilidade sob o pretexto da imperfeição ou fraqueza humana. Desde então, o princípio espiritual prevalece sobre o físico e este apenas refleta aquele.

Nesse século e meio de publicação O LIVRO DOS ESPÍRITOS continua atual e capaz ainda de oferecer respostas adequadas aos dilemas enfrentados nos dias de hoje por todos nós, convidando-nos ainda para o compromisso com nossa própria felicidade.

OBRIGADO Espiritualidade Superior!!

OBRIGADO Kardec!!

OBRIGADO CRISTO!!!, por tão importante guia para a conquista da própria Felicidade Nossa!!!

Uma curiosidade legal: quando Allan Kardec lançou O Livro dos Espíritos, em 18/04/1857, também era um sábado. "No dia 18 de abril de 1857, um sábado de primavera, O Livro dos Espíritos e Allan Kardec, pela primeira vez, apresentados ao público na Livraria E. Dentu, Galeria de Orléans, n.13, Palais Royal, Paris". (colado de: http://aecx.blogspot.com/2009/04/o-livro-dos-espiritos-completa-152-anos.html)

Mais no site:
¹http://www.portaldoespirito.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ou sua pergunta. Identifique-se. Muita paz.